Ads 468x60px

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O Prefeito Municipal Vando Torquato em parceria com Instituto Dom Moacyr e Escola Técnica Maria Moreira investe na formação e qualificação técnica de 44 profissionais da área de Enfermagem do municipio

              O Prefeito Erisvando Torquato do Nascimento, através do trabalho da Secretaria de Saúde tem investido muito para implantar programas de saúde que visem realmente a dignidade em saúde da pessoa humana, em especial da população tarauacaense. E por esta razão muito tem feito para que os serviços de saúde se consolidem e se fortaleçam em âmbito municipal.
              E esse compromisso se reflete na implantação de 7 (sete) Unidades de Saúde da Família, em área urbana, e 2 equipes de PSF Móvel Fluvial que atende a população que reside às margens dos Rios Tarauacá e Muru e  1 equipe de PSF MóvelTerrestre, que atende a população da BR-364, sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul, das comunidades Acuraua, Gregório, Tauary e Liberdade, cuja Unidade de referência é o Posto de Saúde da Comunidade Gregório, onde as pessoas que residem nas respectivas localidades têm sido contemplada com assistência médica, odontológica, enfermagem e imunização, em período mensal. Ação que pretende intensificar no ano de 2011 para atendimento semanal.
            Seus esforços e de toda a equipe da Secretaria de Saúde também se refletem no atendimento aos alunos da Redes Estadual e Municipal de Educação, através da adesão ao Programa Saúde na Escola, que vem sendo desenvolvido de forma bastante significa em todas as escolas urbanas do municipio, com foco na prevenção das doenças prevalentes, combate à gravidez na adolescência, dentre outros agravos que acometem a população estudantil local. Apesar de todas as conquistas evidentes, diz que "todos os avanços que temos conquistado até o momento para expandir a oferta e os serviços de saúde, tanto na zona urbana, quanto em área rural, com a realização das ações itinerantes de saúde e com a implantação de 2 Equipes de PSF Móvel Fluvial, com a ajuda do governo do Estado e mais 1 equipe de PSF Móvel Terrestre, sei que ainda precisamos fazer muito mais para a melhoria da saúde de nossa população, em especial das pessoas que moram na zona rural, onde pretendo intensificar as ações de saúde a cada ano de meu mandato. Como também investir na estrutura fisica de nossas Unidades, onde já dei inicio com a construção da calçada do Posto Maria da Luz. E formação e capacitação dos profissionais de saúde, que muito têm contribuido com minha gestão e de forma mais direta, com a própria população, com a realização do Curso Técnico de Enfermagem". Por essa razão, canalizou todos os esforços junto às entidades Instituto Dom Moacyr e Escola Técnica Maria Moreira para formar tecnicamente 44 profissionais na área de enfermagem. Ação que exigiu muita habilidade e compromisso de sua parte e de todos os atores engajados no projeto de melhoria e qualidade da saúde da população tarauacaense. Vando entende que o profissional qualificado, com formação adequada ao nivel de assistência em que se insere, tem mais condições de promover e desenvolver um trabalho de atenção mais significativo, eficiente e eficaz para os usuários do SUS em âmbito municipal.
            O Curso Técnico em Enfermagem teve inicio dia 18/11/2010, na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil José Augusto de Araújo, com a realização da Aula Inaugural, cujo lançamento contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde- Socorro Góes, Técnica da Atenção Básica- Deise Sampaio de Figueiredo, José Gairo Góes- mediador de matemática, Everena Marques- mediadora de enfermagem e as Representantes da Escola Ténica Maria Moreira, Patricia e Elizângela.
           A aula foi realizada com  muita desenvoltura e dinamismo com a participação de todos nas atividades realizadas.
 
            A Secretaria de Saúde parabeniza todos os profissionais que esperaram confiantemente pela  concretização do curso supracitado. Cujo reflexo positivo traduziu-se em oportunidade para alguns profissionais da comunidade, que trabalham em outras áreas e que já possuiam uma formação como auxiliar de enfermagem, serem também contemplados com a iniciativa em foco, fator que certamente justifica o compromisso da gestão de Vando Torquato para com o bem-estar de toda a sua população.
 Enfermeira Everena- Mediadora do Curso Técnico de Enfermagem














                                                           

0 comentários:

Postar um comentário